Cuiabá MT, 03 de Dezembro de 2021 - São
 

Cidade
  Mato Grosso
  Brasil
  Sociaedade
  Curiosidade
  Polícia
  Política
  Justiça
  Variedades
  Esporte
  Coluna
  Opinião
  Artigo

Newsletter
Nome:
<

Email:
<
<
<
<
<
<
<

Parcerias
<
<
<
<
<
<
<
<
<

Denúncias
<
<
<
<
<
<
<
<

<
<
<
<
<
<
<
<

<
<
<
<
<
<
<
<

<
<
<
<
<
<
<
<

  Primeiro Festival do Japão começa nesta sexta-feira  
  30/09/2011 - 12:13  
 A festa nipo-brasileira vai começar às 18 horas na Praça Santos Dumont, em Cuiabá 
Divulgação

Começa nesta sexta-feira (30.09) o Primeiro Festival do Japão ‘Tanabata Matsuri', realizado fora da cidade de São Paulo. A festa nipo-brasileira vai começar às 18 horas na Praça Santos Dumont, em Cuiabá, e contará com apresentações típicas da cultura japonesa e outras bem cuiabanas. O festival vai continuar no sábado, com início às 18 horas e domingo, às 17 horas.

A orquestra sinfônica da Universidade Federal abrirá o evento e logo em seguida o som dos Taikos, tambores típicos da cultura japonesa, vão dar o tom da festa. Para completar a integração cultural, a programação de domingo vai começar com Cururu e Siriri. No domingo também vai acontecer o ‘Miss Nikkey 2011', que vai escolher a mais bonita representante da colônia japonesa do Estado.

De acordo com o representante do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso, Jaime Okamura, afirmou que hotéis e restaurantes de Cuiabá vão participar nos dias do festival do projeto intitulado ‘Fim de Semana em Cuiabá', no qual os estabelecimentos reduzirão de forma significativa o preço para os turistas.

Tradição

‘Tanabata Matsuri' é conhecido como a maior festividade tradicional do Japão no Brasil (até então realizado apenas em São Paulo). Trata-se da lenda da princesa Orihime e seu amado Kengyu, que podiam se encontrar apenas uma vez por ano, em um dia do mês de julho, pois o pai dela não permitia o romance. Assim, nesse dia as pessoas costumam escrever pedidos em um tanzaku (papeleta colorida) e amarrá-los no bambu para que possam ter seus desejos realizados.

O festival teve origem no Japão no século IX, mas foi a partir de 1947 - após a segunda grande guerra - que o festival ganhou essa conotação. Nessa época, a província de Sendai, destruída pela guerra, foi enfeitada com cinco mil bambus com estrelas. No Brasil, o primeiro festival aconteceu no Bairro Liberdade, em São Paulo, 1979 e agora chega a Mato Grosso.



Fonte: Midia News



Compartilhe essa notícia



Comentários ( 0 )

Notícia sem comentários.
Faça seu comentário agora.
 

Site Lucio Dia e Noiter já teve 1971733 Acessos
Sua empresa ainda não tem site? clique aqui
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<
<